- Área: 460 m²
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre
-
Fabricantes: Arauco, Dellorto, Edyce, MK, Volcan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre as árvores que conformam a paisagem do vale de Catapilco, a impressionante presença de um grande Quillay brilha e orienta a direção desta construção. Uma linha reta em direção a este marco natural estabelece o cenário para o desenvolvimento do programa geral e estrutura formal do projeto.
Pés-direitos e vistas para a paisagem circundante criam o ritmo do desenho arquitetônico, que mantém a sua relação com o entorno através de pátios interiores colocados em lugares diferentes. Esta casa oferece um generoso espaço de encontro.
A configuração espacial desta proposta baseia-se nas características predominantes de seu entorno.
As alvoradas nebulosas do inverno são resolvidas com duas grandes janelas, que por sua vez servem como o eixo central da área pública da casa. Por outro lado, durante o verão, a rede vertical móvel, funciona como um filtro natural para raios solares, fornecendo um espaço iluminado e controlado para esta estação do ano.
A área privada toma a sua distância da pública através de um pátio central, que indica o passar do tempo através de suas mudanças de luz. Com uma orientação norte-sul e uma janela triangular, este espaço secreto com vistas sobre o vale sul do Catapilco, só pode ser acessado através dos quartos 2 e 3, tornando-se o espaço mais tranquilo da casa, um espaço em estado quase mágico.